Floresta Geek

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Regulamento 2º(Funções do Membros das Equipes)

em Dom Nov 09, 2014 5:47 pm
REGULAMENTO COMPLEMENTAR Nº 02


Regulamento Complementar nº 02, de 28 de março de 2013. 
Expõe as funções dos membros da equipe.



O Fórum Nivel Otaku 2009, fundado em 3 de Janeiro de 2009 e com endereço eletrônicohttp://florestageek.forumeiros.com/, em phpbb3, tem uma equipe especializada para fins de moderação e administração, mantendo-o em ordem e funcionamento regular, sendo que os membros responsáveis por tais tarefas dividem-se nos seguintes grupos:

1. DOS ADMINISTRADORES
1.1. Funções: Administradores são membros da equipe encarregados pela parte administrativa do Fórum, implementando novas funcionalidades, categorias e fóruns para melhorar a disposição física (layout) e a usabilidade dos usuários. Em caráter secundário, poderão participar da atividade de moderação, prestando auxílio aos demais grupos da equipe. Também deliberarão sobre atitudes faltosas de Moderadores e Sub Moderadores, podendo revogar qualquer ação moderativa, desde que após exposição de motivos em tópico próprio e mediante a maioria dos votos dentro de dois dias. Administradores poderão dividir as funções entre cada membro, de forma a melhor administrar o Fórum.
1.2. Composição: O grupo Administradores é composto por um número máximo de 10 (dez) membros e mínimo de 05 (cinco).
1.3. Ascensão: Para que um membro possa se tornar parte do grupo Administradores deverá ter reputação limpa, no mínimo 06 (seis) meses de experiência como moderador e tempo dedicado ao Fórum. Sua ascensão será definida mediante deliberação, conforme item 1.5 deste Regulamento Complementar.
1.4. Remoção: O cargo de Administrador não é vitalício, podendo o membro ser removido deste grupo caso cometa falta grave, conforme definida no Regulamento Principal, ou se abstenha de participar do Fórum por mais de 02 (dois) meses. Perderá, também, o cargo de administrador aquele membro que desejar sair do grupo.
1.5. Deliberações: Todas as deliberações feitas pelos administradores serão realizadas em área especializada, somente visível a eles, e, por questão de ordem, deverão ser notificados pelo autor do tópico via Mensagem Privada. Considerar-se-ão os votos, em sua totalidade, apenas daqueles que, dentro de dois dias, participarem do assunto, independente do quantitativo de votos. As deliberações sobre ações moderativas somente serão tomadas quando algum administrador for notificado sobre possível ação injusta, ou mediante requerimento de um dos moderadores.
1.6. Investigações: Sempre que verificada ação irregular de algum administrador, será aberto tópico na área específica sobre o assunto, cabendo ao investigado a postagem da segunda mensagem como defesa, antes de qualquer manifestação dos colegas, devendo este ser notificado via Mensagem Privada para se defender dentro de 24 (vinte e quatro) horas. Após apresentada a defesa, os demais administradores serão notificados, pelo autor do tópico via MP, devendo manifestar, e o resultado será obtido mediante exclusão dos votos do autor do tópico e do investigado, devendo a investigação encerrar-se em 48 (quarenta e oito) horas após a defesa do investigado. Encerrada a deliberação, e sendo o investigado considerado faltoso na sua conduta como administrador, o assunto será encaminhado ao fundador, que realizará as alterações possíveis para corrigir a falta causada pelo administrador. Caso o investigado volte atrás na sua atitude durante a investigação, esta será imediatamente encerrada, mas o assunto será encaminhado ao fundador para deliberação sobre eventual punição necessária.
1.7. Faltas: Sempre que um administrador deixar de cumprir com seu ofício, agir de forma irregular, excluir categorias e fóruns sem prévia ou realizar alterações no Painel de Controle que ensejem em prejuízo aos membros sem deliberação, excluir membros de grupos sem respeitar este Regulamento Complementar, provocar outros membros, bloquear tópico que ainda estava ativo e com discussões, perseguir algum membro, alterar mensagens de outros membros sem motivo justificável pelo Regulamento Principal, ou banir membro sem obedecer a previsão do Regulamento Principal, será submetido à investigação pelos membros do grupo de administradores. Sendo sua conduta considerada faltosa, será o assunto encaminhado ao fundador para que este analise a necessidade de punir o administrador faltoso com pena de suspensão de suas atividades por 01 (um) a 10 (dez) dias, rebaixamento ao grupo de moderadores, ou ser excluído da equipe.

2. DOS MODERADORES
2.1. Funções: Moderadores são membros da equipe encarregados pela parte moderativa do Fórum, controlando a postagem de tópicos e mensagens dos demais membros, aplicando punições e banimentos quando necessários, sempre em consonância com o Regulamento Principal. Também poderão votar sobre atitudes moderativas duvidosas por parte de seus membros e dos Moderadores Auxiliares, podendo revogá-las, desde que por maioria. Moderadores poderão dividir as funções entre cada membro, de forma a melhor organizar o Fórum. Poderão, também, votar e decidir sobre o ingresso de pessoas no grupo de Moderadores Auxiliares. A análise de pedidos de progressão em rank também recairá aos moderadores.
2.2. Composição: O grupo Moderadores é composto por um número máximo de 15 (quinze) membros e mínimo de 08 (oito). 
2.3. Líder: Entre os moderadores, um será eleito para exercer o trabalho de líder, durante três meses, quando nova votação deverá ser realizada, podendo ser reeleito sem restrições. O líder do grupo terá a responsabilidade de adicionar e remover membros do grupo, mediante autorizações e após discussão e obtenção de maioria dos votos. Somente poderá retirar membro sem realizar votação quando este solicitar a saída, devendo haver registro em tópico próprio. Ficará encarregado de dirimir conflitos entre os membros do grupo, sendo que seu voto será computador duas vezes em caso de empate. Poderá ter outras funções atribuídas através de regulamento adicional.
2.4. Ascensão: Para que um membro possa se tornar parte do grupo Moderadores deverá ter reputação limpa, no mínimo 06 (seis) meses de experiência como moderador auxiliar e tempo dedicado ao Fórum. Sua ascensão será definida mediante votação entre os moderadores, cabendo ao líder o voto de minerva, bem como adicionar o membro ao grupo.
2.5. Remoção: O cargo de moderador não é vitalício, podendo o membro ser removido caso cometa falta grave, conforme definida no Regulamento Principal, ou se abstenha de participar do Fórum por mais de 02 (dois) meses. Perderá, também, o cargo de moderador aquele membro que desejar sair do grupo. Em qualquer caso, a remoção do membro por vontade própria ou cometimento de falta deve ser realizada pelo líder do grupo, mediante anotação em tópico destinado para tal fim. 
2.6. Votações: Todas as votações realizadas pelos moderadores serão realizadas em área especializada, visíveis a todos os membros da equipe, e, por questão de ordem, deverão ser notificados pelo autor do tópico via Mensagem Privada. Considerar-se-ão os votos, em sua totalidade, apenas daqueles que, dentro de dois dias, participarem do assunto, independente do quantitativo. As votações sobre ações moderativas de moderadores ou moderadores auxiliares serão realizadas sempre que verificadas irregularidades nas ações de algum membro do grupo.
2.7. Investigações: Sempre que verificada ação irregular de algum moderador, será aberto tópico na área específica sobre o assunto, cabendo ao investigado a postagem da segunda mensagem como defesa, antes de qualquer manifestação dos colegas, devendo este ser notificado via Mensagem Privada para se defender dentro de 24 (vinte e quatro) horas. Após apresentada a defesa, os demais moderadores serão notificados, pelo autor do tópico via MP, devendo manifestarem, e o resultado será obtido mediante exclusão dos votos do autor do tópico e do investigado, devendo a investigação encerrar-se em 48 (quarenta e oito) horas após a defesa do investigado. Encerrada a votação, e sendo o investigado considerado faltoso na sua conduta como moderador, caberá ao líder do grupo aplicar a punição adequada. Simples alterações em tópicos para corrigir as ações do membro faltoso poderão ser feitas pelo líder. Pode, o membro, reclamar perante a administração a qualquer momento, caso sinta-se injustiçado, devendo os administradores deliberarem sobre o assunto com a participação do líder do grupo. 
2.8. Faltas: Sempre que um moderador deixar de cumprir com seu ofício, agir de forma irregular, criar tumulto, provocar outros membros, bloquear tópico que ainda estava ativo e com discussões, perseguir algum membro, alterar mensagens de outros membros sem motivo justificável pelo Regulamento Principal, ou banir membro sem obedecer a previsão do Regulamento Principal, será submetido à investigação pelos membros do grupo de moderadores. Sendo sua conduta considerada faltosa, será o assunto encaminhado aos Administradores para deliberação sobre a necessidade de punição, podendo o moderador ser suspenso de suas atividades por 01 (um) a 10 (dez) dias, rebaixado para moderador auxiliar ou ser excluído da equipe.

3. DOS MODERADORES AUXILIARES
3.1. Funções: Moderadores Auxiliares são membros da equipe encarregados pela parte moderativa do Fórum, auxiliando os moderadores no controle de postagem de tópicos e mensagens dos demais membros, aplicando punições e banimentos quando necessários, sempre em consonância com o Regulamento Principal. Os Moderadores Auxiliares poderão dividir as funções entre cada membro, de forma a melhor organizar o Fórum. Poderão, também, criar tópicos e votar sobre atitudes equivocadas de seus colegas. A análise de pedidos de progressão em rank também recairá aos moderadores auxiliares.
3.2. Composição: O grupo Moderadores Auxiliares é composto por um número máximo de 20 (vinte) membros e mínimo de 10 (dez).
3.3. Líder: Entre os moderadores auxiliares, um será eleito para exercer o trabalho de líder, durante três meses, quando nova votação deverá ser realizada, podendo ser reeleito sem restrições. O líder do grupo terá a responsabilidade de adicionar e remover membros do grupo, mediante autorizações e após discussão e obtenção de maioria dos votos. Somente poderá retirar membro sem realizar votação quando este solicitar a saída, devendo haver registro em tópico próprio. Ficará encarregado de dirimir conflitos entre os membros do grupo, sendo que seu voto será computador duas vezes em caso de empate. Poderá ter outras funções atribuídas através de regulamento adicional.
3.4. Ascensão: Para que um membro possa se tornar parte do grupo Moderadores Auxiliares deverá ter reputação limpa, possuir o rank de Hokage e ter tempo dedicado ao Fórum. Sua ascensão será definida mediante votação dos Moderadores, conforme item 2.5 deste Regulamento Complementar, cabendo aos Moderadores Auxiliares a faculdade de votar sobre a entrada de novos membros, encaminhando o resultado positivo aos Moderadores para análise e votação.
3.5. Remoção: O cargo de moderador auxiliar não é vitalício, podendo o membro ser removido caso cometa falta grave, conforme definida no Regulamento Principal, ou se abstenha de participar do Fórum por mais de 02 (dois) meses. Perderá, também, o cargo de moderador aquele membro que desejar sair do grupo. Em qualquer caso, a remoção do membro por vontade própria ou cometimento de falta deve ser realizada pelo líder do grupo, mediante anotação em tópico destinado para tal fim. 
3.6. Votações: Todas as votações realizadas pelos moderadores auxiliares serão anotadas em área especializada, visíveis a todos os membros da equipe, e, por questão de ordem, deverão ser notificados pelo autor do tópico via Mensagem Privada. Considerar-se-ão os votos, em sua totalidade, apenas daqueles que, dentro de dois dias, participarem do assunto, independente do quantitativo. As votações sobre ações moderativas de moderadores auxiliares serão realizadas sempre que verificadas irregularidades nas ações de algum membro do grupo.
3.7. Investigações: Sempre que verificada ação irregular de algum moderador auxiliar, será aberto tópico na área específica sobre o assunto, cabendo ao investigado a postagem da segunda mensagem como defesa, antes de qualquer manifestação dos colegas, devendo este ser notificado via Mensagem Privada para se defender dentro de 24 (vinte e quatro) horas. Após apresentada a defesa, os demais moderadores auxiliares serão notificados, pelo autor do tópico via MP, devendo manifestarem, e o resultado será obtido mediante exclusão dos votos do autor do tópico e do investigado, devendo a investigação encerrar-se em 48 (quarenta e oito) horas após a defesa do investigado. Encerrada a votação, e sendo o investigado considerado faltoso na sua conduta como moderador auxiliar, caberá ao líder do grupo aplicar a punição adequada. Simples alterações em tópicos para corrigir as ações do membro faltoso poderão ser feitas pelo líder. Pode, o membro, reclamar perante a administração a qualquer momento, caso sinta-se injustiçado, devendo os administradores deliberarem sobre o assunto com a participação do líder do grupo. 
3.8. Faltas: Sempre que um moderador auxiliar deixar de cumprir com seu ofício, agir de forma irregular, criar tumulto, provocar outros membros, bloquear tópico que ainda estava ativo e com discussões, perseguir algum membro, alterar mensagens de outros membros sem motivo justificável pelo Regulamento Principal, ou banir membro sem obedecer a previsão do Regulamento Principal, será submetido à investigação pelos membros do grupo de moderadores. Sendo sua conduta considerada faltosa, será o assunto encaminhado aos Administradores para deliberação sobre a necessidade de punição, podendo o moderador ser suspenso de suas atividades por 01 (um) a 10 (dez) dias, ou excluído da equipe.
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